quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RODRIGO TAVARELA PEIXOTO

Aparelhos Breves

“Aparelhos Breves” é o título da exposição de Rodrigo Tavarela Peixoto, patente na Galeria Sopro-Projecto de Arte Contemporânea, entre 28 de Fevereiro e 4 de Abril de 2009.
Nesta mostra Rodrigo Tavarela Peixoto apresenta uma série de fotografias que se inscrevem na linha conceptual da sua última exposição “Caixa Negra”, apresentada no Teatro Municipal de Almada.
Artefactos mecânicos e elementos orgânicos são fotografados em fundo negro, remetendo para um qualquer registo de experiências científicas.
O rigor e a precisão técnica do registo, a perfeita definição dos volumes e das formas enunciam uma vontade documental, como se estivesse ali, à vista e em evidência, o corolário de uma demonstração. Cria-se o objecto como uma realidade, regista-se essa realidade mas o observador olha e não vê. Que objecto é aquele? Qual a sua função? O que é que se pretendeu documentar?
A diversidade de objectos fotografados, a aparente inexistência de uma qualquer relação entre si, impossibilitam a construção de uma narrativa, impossibilidade reforçada pela “suspensão” temporal e espacial dos elementos. Alguns parecem suspensos no tempo, memórias de artefactos antigos, outros parecem suspensos no espaço, sem gravidade nem ancoragem.
Não será, então, a realidade do objecto posta em causa pela inexistência de uma funcionalidade intrínseca e tangível? Pela ausência de referentes narrativos? Aparentemente construídos com um propósito, apresentados com uma intencionalidade, os objectos fotografados são afinal simulacros, questionando, em última instância, o estatuto da realidade e a funcionalidade da arte.
Cruzando a escultura com a fotografia, Rodrigo Tavarela Peixoto interpela, ainda, as duas formas de expressão artística. O que é que se dá como arte? O objecto escultórico, tridimensional, ou a captação bidimensional desse objecto?





Trabalhos Presentes



















Sem título, 2009, lambda print, 95x110 cm





















Anel de rotação para elevamento ao longo de montanha,
2009, lambda print, 95x120 cm


















Barrote de tensão, 2009, lambda print, 95x120 cm
























Buraco para captura de água da chuva,
2009, lambda print, 150x120 cm



















Sem título, 2009, lambda print, 120x160 cm




Aparelho de obturação central
2009, lambda print, 250x127 cm





Vistas da Exposição











sábado, 7 de fevereiro de 2009

CARLOS NORONHA FEIO

10 de Janeiro a 2 de Fevereiro 2009

A A AND AWAY


What now VI




Both sides wondered

Leaderless

Satelite


Spin the bottle



Rockets



The end



We found it


Vistas da Exposição