quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lúcia Prancha e Sara Nunes Fernandes

Uma exposição de Lúcia Prancha e Sara Nunes Fernandes

14 de Outubro a 27 de Novembro

Exposição de Performance, Vídeo e Instalação


A Lúcia morava em São Paulo na altura, e a Sara em Londres. A Sara mudou-se para São Paulo durante dois meses e prepararam uma residência auto-gerida e independente nessa cidade. Durante esse período foram produzidos e documentados 3 eventos: um ensaio público entre duas bandas locais – o grupo de choro da ECA (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e a banda punk D.I.Y Human Trash – na Praça do Patriarca em São Paulo; a produção pública de um filme no Museu Brasileiro da Escultura onde amigos e visitantes foram convidados a narrar a história possível dos seus antepassados, desde o mais antigo até ao mais recente; uma viagem filmada de bicicleta no Minhocão às 6h20 da manhã (o Minhocão é um viaduto para carros no centro da cidade que encerra ao trânsito rodoviário diariamente das 21h30 às 6h30).
Tinha surgido a possibilidade de uma exposição em Outubro em Lisboa e o trabalho desenvolvido foi-se adaptando ao formato da exposição. Cada documentação foi re-analisada de modo a re-apresentar de modo objectual o contexto de cada um dos eventos. Por outras palavras, se o método de documentação para cada um dos eventos foi diferenciado dependendo do contexto de cada um, já a própria apresentação da documentação foi formatada de modo a materializar da melhor forma possível a energia e contexto inerentes a cada um dos eventos.
Nos meses anteriores da exposição, e durante o período da colaboração, foi mantido entre as duas artistas um blog de pesquisa e esclarecimento do processo de colaboração:
http://negociatas.vivyanefernando.info






Uma viagem de bicicleta, mo Minhocão, às 6h20 da manhã (minutos antes da passagem a espaço funcional só para carros)
2010, vídeo PAL, 17´51''























































série de desenhos Gritos de Guerra
2010, caneta s/papel, dimensões variáveis (35 desenhos)




Grupo de Choro da ECA e Human Trash ensaiam em conjunto na Praça do Patriarca
2010, vídeo PAL, 59'11''



Réplica de totem de Lina Bo Bardi
2010, vidro e cimento, 185x90x40 cm